Copyright © 2011 by Diadochus T. Speculativus.
Hegel é um dos pensadores mais reconhecidos na história da filosofia. Pelo fato de seu sistema incluir as diferentes esferas do saber filosófico, da metafísica à filosofia da natureza; da filosofia política à filosofia da religião; da filosofia da história à história da filosofia; da lógica à filosofia da arte, sua influência ultrapassou, ao longo dos últimos dois séculos, a esfera da produção filosófica, atingindo também teorias do direito, da sociologia, da história, da política, da arte e da
psicologia.

Juntamente com esta grande recepção e difusão de suas ideias, há entretanto grandes problemas de compreensão e interpretação do sistema hegeliano, o que justifica o seu estudo contínuo, além de um esforço sempre renovado para reinterpretar a filosofia de Hegel à luz dos sempre novos contextos históricos. A Ciência da Lógica é considerada uma das obras mais difíceis do sistema de Hegel, no entanto a Lógica é fundamental para a compreensão deste sistema, pois segundo Hegel, ela constitui a disciplina filosófica que fundamenta todas as outras, e que, ao contrário destas, não trata de nenhuma esfera particular de objetos ou fenômenos, tais como a natureza, a mente ou a sociedade. Em vez disso, a Lógica é uma reflexão sobre os próprios conceitos por meio dos quais podemos compreender a realidade. Neste sentido, a Ciência da Lógica de Hegel aborda os conceitos fundamentais do nosso pensamento – tais como, por exemplo, os de determinação qualitativa e quantitativa de objetos e o da relação entre causa e efeito – a fim de não apenas elucidar os seus conteúdos, mas também de mostrar em que medida esses conceitos são válidos e quais seriam os limites da sua validade. Para isso, Hegel usa um método – a “dialética” – que permite, como resultado da crítica sobre determinados conceitos, gerar novos conceitos, construindo assim uma série de categorias cada vez mais adequadas para a compreensão da realidade.

A apresentação científica (ou filosófica) da Lógica no sistema de Hegel tem assim como um dos objetivos principais desfazer um preconceito muito comum de que a lógica se baseia em conceitos meramente abstratos que em nada se aproximam da realidade dos fenômenos experimentados por nós em nossa vida historicamente concreta.
Em sua Ciência da Lógica, Hegel defende a tese de que a racionalidade da ideia lógica não se reduz apenas ao pensamento subjetivo abstrato, mas pode sim manifestar-se também no mundo objetivo.

O VI Congresso Internacional da SHB no Rio de Janeiro pretende possibilitar a discussão sobre a importância da Lógica dialética e especulativa de Hegel não apenas no interior de seu sistema filosófico, mas também como modo de tornar compreensível a relação entre o pensamento filosófico subjetivo e a ideia tal como ela se realiza no mundo objetivo da vida e da história. Mas a razão que originalmente impulsionou a escolha do tema do VI Congresso Internacional da SHB é a proximidade do bicentenário do surgimento da primeira parte desta importante obra de Hegel. A versão definitiva do primeiro volume da Ciência da Lógica, intitulado Doutrina do Ser foi publicada pela primeira vez no ano de 1812. Em 1830, um ano antes de sua morte, Hegel publicou uma versão resumida de sua Lógica, como parte da apresentação de seu sistema intitulada Enciclopédia das Ciências Filosóficas. Esta última obra foi traduzida para o português pelo Prof. Paulo Meneses – presidente de honra da SHB -, mas a Ciência da Lógica em sua versão original e ampliada permanece inédita em nosso idioma.

O VI Congresso Internacional da SHB pretende também ampliar o interesse pela pesquisa e pela tradução desta importante obra hegeliana. Além disso, o VI Congresso Internacional da SHB comemora os 10 anos de fundação da Sociedade Hegel Brasileira, que conta atualmente com 59 membros associados, dos quais 28 são professores doutores em filosofia; 12 são mestres e mestrandos em filosofia, e 9 são graduados e graduandos em filosofia.
VI Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira
200 anos da "Ciência da Lógica (1812)"